top of page
Benefícios da Ortodontia

Para o nosso organismo exercer adequadamente as funções diárias normais como mastigação, deglutição, respiração e fonação, nós precisamos que todos os componentes do nosso sistema estomatognático, responsável por essas funções, estejam em equilíbrio.

 

Dentre os componentes deste sistema estão os ossos, músculos, vasos, nervos, dentes e estruturas de suporte, lábios, língua, bochecha, glândulas e articulação temporomandibular (ATM). Qualquer alteração em um desses componentes poderá interferir diretamente no bom funcionamento deste sistema.

 

Uma alteração na posição dos dentes causando algum tipo de maloclusão pode ser causada por fatores hereditários ou pode ser adquirida por hábitos orais nocivos, perda de elementos dentários, deglutição atípica, uso prolongado de chupeta entre outros.

 

A respiração, por exemplo, poderá estar sendo altamente prejudicada por uma alteração nas arcadas dentárias, levando o paciente a desenvolver uma respiração bucal e consequentemente se tornando mais predisposto a alterações posturais, infecções das vias aéreas, cansaço frequente, ronco e apneia, cáries e alteração facial.

 

A mastigação, fala, deglutição e a estética poderão ser igualmente prejudicados interferindo no bem-estar e na qualidade de vida do indivíduo. Essas alterações, se não tratadas adequadamente e no tempo certo poderão ter consequências negativas para o resto da vida.

 

Uma criança, por exemplo, poderá ter dificuldades na prática de esportes devido à respiração bucal, ou uma dificuldade na comunicação devido à uma fonação prejudicada. Sem falar na estética, que poderá influenciar diretamente na sua segurança, auto-estima e capacidade de se socializar.

 

A correção dessas alterações, no tempo certo, juntamente com outras especialidades, poderá transformar a vida de uma pessoa. Não deixe de procurar um especialista para obter mais informações e esclarecimentos.

  | por Rafael Rezende Heringer

quando procurar
Quando devo procurar um ortodontista?

Qualquer pessoa, de qualquer idade pode e deve procurar um ortodontista. O quanto antes for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de alcançar o resultado desejado.

É possível identificar alterações na arcada dentária e hábitos nocivos já na infância, quando a criança ainda possui somente dentes de leite (decíduos). Mesmo que o tratamento de correção não seja iniciado, os pais receberão orientações sobre os cuidados que devem ter com relação à hábitos nocivos como chupar dedos, chupeta, deglutição atípica e hábitos posturais nocivos, prevenindo, desta forma, as consequências negativas destes hábitos.

Será possível identificar fatores predisponentes para maloclusão, como respiração bucal que poderá causar alterações na arcada dentária e orientar sobre suas possíveis consequências.

Além disso, o ortodontista já irá pré-estabelecer o momento correto que irá iniciar o tratamento ortodôntico, que varia de caso para caso. Por exemplo, uma deficiência no crescimento da maxila deverá ser corrigida ainda na fase de crescimento da criança. Caso não seja, não será possível realizar essa correção da mesma forma posteriormente.

Existe o momento certo e o tempo não voltará! Não deixe para depois o que poderá mudar sua vida para sempre!

Lembre-se, quanto antes você receber informações precisas e orientações adequadas, maiores serão as chances de conseguir um equilíbrio estético e funcional do seu sorriso.

  | por Rafael Rezende Heringer

TRATAMENTO Invisalign
Invisalign

O tratamento ortodôntico com Invisalign é feito com alinhadores ao invés de braquetes e fios, o que torna o tratamento incomparavelmente mais confortável, não somente pela estética, por ser praticamente imperceptível, mas pelo incômodo causado por todo aparato necessário para realizar o tratamento ortodôntico de forma convencional. Por serem muito precisos, feitos com material SmartTrack, os alinhadores tornam-se muito confortáveis por se adaptarem perfeitamente aos dentes e à gengiva.

O alinhador é removível, podendo ser retirado durante a alimentação, escovação, utilização do fio dental ou mesmo durante um evento em que você não queira utilizá-lo. A presenças dos braquetes e fios dificultam a higienização. Quem já utilizou aparelho sabe a dificuldade que é passar o fio dental entre esses aparatos. Dessa forma, fica muito mais fácil manter uma boa higiene bucal!

O plano de tratamento é feito através de avançadas ferramentas digitais. Ao realizar o escaneamento, o ortodontista utiliza um software que irá simular cada etapa do tratamento, do início ao fim, com cada movimento, e o número de alinhadores que serão necessários. Neste momento você também saberá como será o resultado final do seu tratamento, visualizando na tela este resultado!

Ou seja, muito mais conforto e previsibilidade para você!

Mas é importante salientar que somente profissionais especialistas em ortodontia e credenciados pela Invisalign podem realizar o tratamento. Isso significa ainda mais segurança para você.

  | por Rafael Rezende Heringer

RRH Odontologia. Consultório de odontologia

O alinhador é removível, podendo ser retirado durante a alimentação, escovação, utilização do fio dental ou mesmo durante um evento em que você não queira utilizá-lo

bottom of page