O Poder do Sorriso

O sorriso é contagiante, inspirador e revelador. É uma expressão mundial de alegria, felicidade e bem-estar. Demonstra afetividade, carinho, leveza, sinceridade e gratidão. O sorriso faz bem ao nosso corpo e nossa mente. Tem o poder de melhorar o dia de qualquer pessoa. Ele é bom tanto para quem o oferece quanto para quem o recebe. Não pode ser arrancado, é espontâneo. É uma fantástica ferramenta de gerar empatia e pode ser compartilhado, sem restrições, com quem você quiser. Ele incendeia corações! Sorria! Não custa nada!
| por Rafael Rezende Heringer
Sorria (Smile – Charles Chaplin)
Sorria, embora seu coração esteja doendo
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu
Você sobreviverá
Se você apenas sorri
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã
Você verá o sol brilhando, para você
Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, o que adianta chorar?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria, de que adianta chorar?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir
Saúde bucal e qualidade de vida
Quando pensamos em sorriso, logo aparece em nossa mente pensamentos positivos como alegria, felicidade, paz e saúde. O sorriso realmente contagia! Ele pode dizer muito sobre você, para o bem e para o mal. A sociedade avalia o sorriso saudável e agradável e forma um conceito, um julgamento sobre o indivíduo influenciando diretamente na convivência social, seja no trabalho, na família ou entre amigos.
O sorriso é capaz de definir a aceitação social e relações pessoais. É a primeira impressão, o cartão de visita que pode num momento inicial definir se a pessoa é caprichosa, cuidadosa e determinando nesse exato momento se iremos passar uma boa ou má impressão.
Um sorriso desagradável pode gerar insegurança e influenciar negativamente na autoestima contribuindo diretamente para o bem estar e convívio social. Muitas vezes, a pessoa deixa de sorrir porque não quer “mostrar os dentes”, ou seja, não quer mostrar aquilo que não lhe agrada. Ao não sorrir, a pessoa pode passar uma impressão negativa, de mal humorado, mal educado, carrancudo e antipático. Ou seja, não sorrir pode sair caro, enquanto que sorrir... não custa nada!
Além das questões sociais, a sáude bucal também é primordial para a saúde do indivíduo como um todo. Problemas indesejáveis na saúde bucal tais como cárie, doença periodontal, perda de elementos dentários, má oclusão e desordens temporomandibulares podem dificultar a mastigação, fonação, respiração, limitar a dieta com restrição de certos alimentos, mau hálito além de outros males no organismo causados pelas bactérias presentes na boca como pneumonia, infecções no trato respiratório, doenças cardiovasculares e endócrinas.
Ou seja, a saúde bucal influenciará diretamente na sua qualidade de vida em uma variedade de formas nos aspectos físicos, sociais e psicológicos. Não deixe de cuidar da sua saúde bucal para nunca deixar de sorrir!
| por Rafael Rezende Heringer
