top of page
Implantes Dentários
RRH Odontologia. Consultório de odontologia

O implante dentário é um pino de titânio, parecido com um parafuso, que instalado na maxila ou mandíbula, no local de um dente perdido, por exemplo, passa a fazer o papel de uma raiz dentária. Esse implante irá suportar uma prótese que irá fazer o papel de um dente.

 

O implante pode substituir um único dente assim como toda uma arcada. Em usuários de prótese total (dentadura), por exemplo, uma prótese é confeccionada sobre alguns implantes e a partir desse momento ela passa a ser fixa e não mais removível como era anteriormente. A quantidade de implantes nestes casos depende do planejamento.

 

Por ser fabricado em titânio, um material compatível com o nosso organismo, não existe rejeição. A perda de um implante pode ocorrer por várias outras causas como contaminação bacteriana, erro no ato cirúrgico de instalação ou na fase protética, fumantes, erros de planejamento e outros, mas, não por rejeição. A literatura demonstra que a taxa de sucesso de um implante é de em média 96%. Ou seja, desde que realizado com os critérios corretos terá uma taxa de sucesso altíssima.

  | por Rafael Rezende Heringer

Implantes dentários
Implantes Dentários e qualidade de vida
RRH Odontologia. Consultório de odontologia

Os dentes são as estruturas mais duras resistentes do nosso organismo, responsáveis por triturar, prender e cortar alimentos durante a mastigação, preparando para serem deglutidos. Cada grupo de dentes possui uma função como cortar, perfurar, dilacerar e triturar.

 

Além da função de mastigação, os dentes também participam da fonação são de importância fundamental na estética, cada vez mais importante e evidente na sociedade moderna.

 

Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma pessoa está diretamente relacionada à condição de saúde bucal, não somente com relação à capacidade mastigatória, mas também com relação à estética.

 

 

Ao perder elementos dentários, a pessoa passa a ter as funções, que citamos acima, prejudicadas. Ocorre uma perda na qualidade da fala, mastigação, deglutição e também no seu conforto e auto-imagem podendo influenciar diretamente na sua segurança e auto-estima. Muitas vezes, a pessoa deixa de sorrir como gostaria tanto por vergonha quanto por insegurança. Passa também a limitar a sua dieta já que a mastigar certos tipos de alimento passa a ser um incômodo. Algumas vezes podem evitar o convívio social a fim de evitarem qualquer tipo de constrangimento. Ou seja, a ausência de elementos dentários possui implicação direta na qualidade de vida tanto física, quanto social e mental.

Os implantes dentários, como explicado anteriormente, são pinos de titânio que passam a fazer o papel da raiz dentária perdida. Esses implantes, além de fornecerem estímulo ao osso evitando a sua reabsorção, também devolvem, de uma forma segura, as funções e a estética ao paciente elevando sua confiança e auto-estima.

  | por Rafael Rezende Heringer

Implantes e qualidade
bottom of page